7499123974

Anuncie Aqui!

Andorinha: Atrações do Melhor São Pedro da Bahia 2014


Atrações do Melhor São Pedro da Bahia 2014
Andorinha é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 15.058 habitantes.
O município de Andorinha é originário de uma fazenda de propriedade de João Alves de Araújo popularmente conhecido como João do Gatoisso por volta do ano de 1885. Em frente à fazenda havia um rochedo branco chamado de “morro das andorinhas”, porque o local, geralmente nos fins das tardes, servia de pouso para andorinhas. Nessa época a Fazenda do Gato, como era chamada, transformou-se em ponto de encontro de tropeiros e viajantes procedentes de localidades como Sítio do Açude, Santa Rosa de Lima e outros que iam à direção a Senhor do Bonfim e Jaguarari. Em volta da fazenda começou a formar-se um pequeno povoado que passou a se desenvolver com a construção da estrada de acesso a Senhor do Bonfim.
Emancipação Politíca: Até a década de 70, Andorinha era distrito do município de Sr. do Bonfim, sendo dependente tanto político/administrativo quanto econômico/financeiro. Em 13 de junho de 1989, como resultado do crescimento econômico e populacional, o então distrito é elevado à categoria de município.
Festas Populares: Missa do Vaqueiro, Folia de Reis, São Pedro, Festa da padroeira, Aniversário da Cidade.
Artesanato: cerâmicas, Artefatos de Couro, Palha e Renda.
                                                         HISTÓRICO DA FESTA
A Festa de São Pedro em Andorinha acontece há mais de 31 anos. Teve início com a famosa fogueira do Senhor Pedro Ângelo em 1977 quando o Senhor Erondilho mobilizou pessoas da comunidade influentes no povoado então distrito de Senhor do Bonfim, para juntos transformarem a iniciativa da fogueira em uma festa animada com sanfoneiro e banjo, com barracas de palha e distribuição de comidas e bebidas típicas da cultura junina. Nos anos seguintes a festa cresceu mais ainda com a participação das professoras realizando quadrilhas, casamento caipira, corrida de jegue, pau-de-sebo, pau-de-fita, corrida de saco, e quebra de pote. E assim, a cada ano uma novidade acontecia na festa, com ajuda do prefeito de Senhor do Bonfim a festa foi ganhando fama, foi atraíndo mais gente das cidades vizinhas e assim, foi se modernizando e ganhando fama...
Hoje, o São Pedro é realizado em quatro dias. Alia a modernidade às tradições e tem uma programação bastante rica e diversificada, com apresentação de bandas de pífano, casamento caipira, quadrilhas, grupo de cangaço, corrida de argolinha, chora bananeira com carro da Pitu, fogueira, alvorada, sanfoneiros locais e regionais, blocos de rua, blocos infantis, além de muitas outras diversidades da cultura local como: Desfile de carroças, casamento caipira, bumba-meu-boi, Roda de São Gonçalo, Dança do Cangaço, Bandas de Pífanos, quadrilhas escolares com jovens e quadrilha da melhor idade. Em sua última edição uma participação estimada com mais de 20.000 (vinte mil) pessoas por noite, dentre munícipes e turistas, gerando empregos diretos e indiretos para o município. E assim, é a festa de São Pedro de Andorinha: tradição, animação e cheia de muita alegria para os visitantes que ainda curtem os blocos com o autêntico forró pé de serra.

Postar um comentário

0 Comentários